Browsed by
Categoria: Restaurant Marketing

5 pratos da comida paranaense que vão te deixar com água na boca

5 pratos da comida paranaense que vão te deixar com água na boca

Os pratos da comida paranaense são ricos em história e sabor e, não é para menos, que são bastante apreciados e são referências para a cultura da região. Veja alguns dos principais pratos da comida paranaense e fique com água na boca!

História da culinária paranaense.

Diferentemente da maioria das regiões brasileiras, o Pará não possui um prato popular que o caracterize nacionalmente. Porém, os pratos da comida paranaense são menos ricos em sabor ou simplesmente “não existem”.

Mito diferente disso, a cultura paranaense é diversificada e a sua culinária reflete exatamente essa situação. Dessa forma, a região fornece diversos pratos culinários com influências totalmente distintas.

Assim, a influência que a região recebeu e refletiu nos pratos culinários funciona basicamente como um tripé: Sua localidade, os imigrantes e a riqueza do litoral.

Dessa forma, os pratos da comida paranaense são tanto do litoral quanto das matas. Ingredientes diversos e, para algumas regiões, considerados aleatórios, entram em receitas comuns para os paranaenses. Em um mesmo prato pode conter, por exemplo, laranja, carne e banana.

Porém, tudo isso vai depender, claro, da ocasião, horário da refeição, gostos peculiares, entre outros.

Quais os principais pratos com carne?

É evidente o quanto o paranaense gosta de consumir e colocar carne em suas receitas. Apesar disso, sempre é capaz de ver a carne sendo apresentada de formas diferente e sempre saborosa nos pratos da comida paranaense.

Veja três das receitas mais feitas no Pará!

  1. Barreado: O barreado é, inclusive, o prato mais famoso da região. Este teve origem no litoral a mais de dois séculos e, na receita, vem acompanhado de temperos bastante variados.

Geralmente, a carne que vêm na receita deve levar 12 horas para ser cozida e, quando é servida, vem com diversos acompanhantes. O principal é a farinha de mandioca.

  1. Carneiro no Buraco: Também muito popular na região, o carneiro no buraco é um dos pratos da comida paranaense muito apreciado na região por moradores e visitantes. Nele, a carne é cozida com legumes e, também, condimentos de forma bem característica.
  2. O churrasco de chão: Apesar de o churrasco ser característico da culinária gaúcha, a culinária paranaense adaptou as receitas e formas de servir de muitas maneiras diferentes. Inclusive, alterou a forma de assar.

A única coisa que culinária paranaense não cultivou ao adotar o churrasco como alimentação regional foram os tão conhecidos festivais gaúchos com essa temática.

Apesar disso, o hábito de consumir pratos ricos em carne é muito grande na região, por isso, não devemos nos surpreender se festivais e comemorações de festejo sobre carne surjam no Pará.

Pratos Tropeiros

feij-trop

Os pratos tropeiros, que são um dos pratos da comida paranaense mais aclamado, surgiram em cerca do século XIX, quando o Paraná estava vivendo o auge do tropeirismo que é, basicamente, um costume de carregar alimentos não perecíveis.

A partir dessas práticas e dos ingredientes que eram feitos a locomoção foi feita uma mistura durante as diversas refeições que realizavam e, assim, acabaram por formar história e tradição com os pratos tropeiros.

Pinhão é realmente popular.

Além dos pratos que já foram apresentados, não se pode deixar de fora da relação de pratos da comida paranaense o pinhão, que é uma comida presente em, basicamente, todas as festas juninas no Brasil.

Apesar de ainda serem um dos pratos da comida paranaense mais consumidos, este surgiu com os índios locais que utilizavam para saciar a fome. Depois de anos se descobriu que a esse alimento podia ser fornecido de muitas formas e com vários ingredientes diferentes.

Seu restaurante está preparado para receber muitos clientes? Como se preparar?

Seu restaurante está preparado para receber muitos clientes? Como se preparar?

Finalmente! Quanta felicidade. Você conseguiu realizar o sonho da sua vida: montar seu próprio restaurante.

Mas com certeza não foi da noite para o dia, não é verdade?

Até chegar a montar seu restaurante você deve ter passado por alguns problemas. Mas ainda assim, nem todos os problemas são resolvidos antes do restaurante está pronto.

E um problema comum é se preparar para receber muitos clientes. Será que você construiu um ambiente pronto para receber tanta gente? Caso não esteja preparado, como você pode se preparar?

Treine sua equipe

food serving

A primeira coisa a se fazer é treinar a sua equipe. A equipe deve estar capacitada, para que não venha a ter problemas com clientes.

Além disso, a equipe tem que ter confiança em suas capacidades para transmitir um ótimo atendimento. Deixe-os prontos para as diversas situações que talvez venham a surgir.

É bom também pensar nos turistas. Tenha em mente que é sempre bom contratar pessoas que falem outro idioma, principalmente o inglês, que é muito comum.

Seja diferente da concorrência

Se seu restaurante for comum, as chances de seus clientes voltarem serão bem poucas. Isso se dá por que eles não verão diferença entre ir no seu estabelecimento e entre ir no da concorrência.

Portanto, procure oferecer comida de alta qualidade, um excelente atendimento e algum outro diferencial.

Por exemplo, muitos restaurantes oferecem Wi-Fi e isso tem dado bons resultados. As pessoas gostam de estar conectadas, e no seu estabelecimento isso será possível. Por que ir a outro lugar então?

E promoções? Seja sempre amigável em relação a suas promoções, pois todos gostam de vantagens.

Destaque o seu diferencial e seus clientes não apenas voltarão, como também irão indicar seu restaurante a outros.

Se destaque na internet

Você não precisa mais pagar um anuncio na rádio ou na TV. Crie sua página na internet e esteja sempre disponibilizando as novidades e o cardápio.

Esteja sempre postando fotos dos seus melhores pratos e destacando o diferencial do seu trabalho.

Não esqueça também que as redes sociais estão em alta, então, esteja pronto para destacar seu trabalho em todas.

Crie o melhor ambiente possível

A limpeza é um ponto fundamental na hora de comer. Portanto, não esqueça de deixar seu estabelecimento sempre limpo e chamativo.

A iluminação também é muito importante. Por isso, ofereça um ambiente iluminado de forma equilibrada, de um modo que não ataque a visão de seus clientes.

Use uma decoração chamativa e diferenciada, e esteja sempre se renovando. Ninguém gosta de comer num ambiente desagradável, não é mesmo?

Não esqueça também de colocar cadeiras confortáveis. Seus clientes passarão um bom tempo sentados. Você não quer que eles saiam reclamando de dores nas costas ou quadris, quer?

Ofereça preços acessíveis

Todos gostam de comida de qualidade a um preço acessível. Você não precisa colocar um preço tão baixo a ponto de sair perdendo. Mas com organização você pode chegar à conclusão de qual o melhor preço para colocar em cada prato.

Dessa forma, seus clientes irão até você mesmo quando estiverem com pouco dinheiro.

Variedades no cardápio

As pessoas gostam de ter muitas opções na hora de escolher o que vai comer. Algumas até mesmo já sabem o que querem antes de chegar no restaurante. A melhor coisa a se fazer é oferecer um cardápio variado e deixar seus clientes a vontade na hora de fazer seus pedidos.

E agora, seu restaurante está preparado?

Seguindo esses passos seu restaurante vai dar um salto alto na hora de receber muitos clientes.

Tente sempre se adaptar aos gostos de cada cliente, e quando eles voltarem, tente lembrar de suas preferências.

Procure evitar perturbações desnecessárias.

Não esqueça também de oferecer múltiplas formas de pagamento, pois isso é essencial.

Acima de tudo, faça o possível para que seus clientes gostem do seu trabalho e divulguem a outros

Fazendo isso seu restaurante vai ganhar credibilidade e seus clientes sempre vão querer voltar.